Imagem capa - Que mês devo casar? por Sal da Terra Fotografia
Dicas para noivas

Que mês devo casar?

Sabemos que o casamento deve ser bem pensado em todas as coisas, e quando começamos a planejar encontramos muitas duvidas, e uma duvida muito grande que nos cerca é: Que mês eu devo casar?
Um dos momentos mais delicados do casamento é a escolha da data, ainda mais aqui no Rio Grande do Sul com um clima tão temperado e instável, por isso deve ser feito com calma e levando em conta muitos fatores.


Faça algumas perguntas e será mais fácil definir a melhor data:


1. Casamento ao ar livre, ou em ambiente coberto ou fechado?

Se for ao ar livre a opção deverá pensar em um mês de pouca chuva. Se o lugar for fechado ou coberto não há preocupação com chuva, mas tem que ver se são ambientes climatizados.



2. O casal tem preferência por sol, clima ameno, ou chuva? 

Dependendo da resposta terá que optar pelo mês que combine.



3. Local em que vão passar a lua de mel? 

Se pretendem economizar ver se alta temporada ou baixa temporada no mês que irão escolher para casar.



4. Eu quero a flor tal na decoração.

Escolha a época de safra da flor desejada.

Escolha sempre flores que estejam na época. Flores fora de época são muito mais caras, e podem até vir com um aspecto não tão belo.



Há outros fatores bem particulares que levam a escolha da data como a data de aniversário de noivado ou namoro, ou data de aniversário de um dos noivos, nesses casos as perguntas não serão feitas.




Algumas particularidades de cada mês (clima/feriados/lua de mel) no Rio Grande do Sul:


Janeiro/ Fevereiro - são meses especialmente interessantes para quem quer casar na praia, o calor é intenso e as chuvas quando ocorrem são as chamadas chuvas de verão que não duram muito tempo.


Março/Abril -  do primeiro semestre do ano, são os meses mais queridos pelas noivas. É uma época onde o clima começa a ficar mais ameno com a chegada do outono. O que vale observar com atenção são os feriados. Além dos fixos, como Tiradentes, Carnaval ou Páscoa caem por esses meses.


Maio/Junho - maio não é o mês das noivas há tempos. Foi ultrapassado sem piedade pelos meses de primavera como os que concentram o maior número de casamentos no ano aqui no Rio Grande do Sul. A culpa pode ser do clima frio, mas o preço alto das flores contribui para a debandada. Entre Dia das Mães, em maio, e Dia dos Namorados, em junho, o valor costuma subir um pouco. Quem vai decorar o casamento com centenas de flores sente esse peso extra no orçamento.


Julho/Agosto - O frio toma conta desses meses, mas a temperatura é constante e tem baixo indice de chuvas. No Rio Grande do Sul esses dois meses são o de menor número de casamentos, o frio assusta as por causa da roupa que a noiva e madrinhas irão usar. Mas se ao responder as perguntas inicias sua prioridade é a lua de mel julho e agosto não são tão vilões assim, se a ideia de viagem é para o hemisfério norte, com verão a mil, terá que trocar alianças nesse período.


Setembro/Outubro - Em Setembro a temperatura ainda fica amena, e ao longo da estação a temperatura vai aumentando. Esses dois meses são os mais queridos pelas noivas, principalmente por quem optar pelo casamento ao ar livre, um local cheio de árvores e flores combinam muito com esses meses. Esses meses também reservam alguns feriados como 7 e 20 de setembro e o dia das crianças 12 de outubro.


Novembro/Dezembro - Novembro é um mês que ocorre a menor concentração de chuva no Rio Grande do Sul, sendo também uma ótima opção para quem quiser casar ao ar livre. E Dezembro, com o 13º acaba ajudando com os gastos da festa e viagem e é também interessante para quem prioriza a lua de mel, pois uma opção para emendar as férias com a lua de mel.


  

Dica: Para não correr o risco de estragar seu casamento maravilhoso ao ar livre, opte pela contratação de locais que possuem o plano B para o caso de chuva.


Pense nisso: O seu grande dia será maravilhoso e inesquecível independente do sol que faça ou da chuva que caia!